Facebook

Chapinha estraga o cabelo?

chapinha-estraga-os-cabelos-1.jpg

Os cabelos longos e bem lisinhos são o desejo de muitas mulheres, que fazem de tudo para conquistar a tão sonhada cabeleira. Entre os produtos de alisamento disponíveis no mercado, a chapinha, ou prancha para cabelo, é, de longe, a favorita do público feminino. No entanto, o mau uso do aparelho pode causar dados irreversíveis aos fios, que ficam sem brilho e quebradiços.

Leia também:
5 alimentos que fortalecem os cabelos

Dicas para cachear o cabelo em casa

Como acabar com as pontas duplas

Cuidados com os cabelos

chapinha-estraga-o-cabelo-2.jpg

Antes de passar a prancha, é preciso ter alguns cuidados básicos, que protegem a estrutura do fio, evitando danos muito profundos.

Comece com uma boa lavagem, que entregue hidratação e cuidados ao cabelo. Depois, evite esfregar a toalha nos fios, para que as cutículas permaneçam intactas. Dê preferência pelo secador de cabelos, com jato morno de ar.

Com os fios ainda úmidos, aplique um protetor térmico, que cria uma barreira nas madeixas e mantém as cutículas fechadas. Faça uma escova rápida com o secador e, em seguida, separe o cabelo em mechas bem finas para usar a chapinha.

Danos causados pela chapinha

A chapinha atua no cabelo como uma frigideira, retirando toda a umidade natural e, consequentemente, deixando os fios ressecados e sem vida. Se não houver a aplicação de um leave in com proteção térmica, a prancha, literalmente, frita os cabelos.

Outra maneira de reduzir os danos causados pela chapinha, é diminuir a frequência de uso. Em alguns casos, fazer um alisamento sem formol pode ser uma opção muita mais saudável e menos maléfica aos fios.

Tipos de chapinha

Quando for comprar sua chapinha, dê preferência pelos modelos que ofereçam benefícios aos cabelos. As chapinhas com íons ajudam a selar as cutículas e evitam que a energia estática deixe os fios arrepiados.

Já as pranchas feitas de cerâmica esquentam com maior rapidez, gastam menos energia e ainda oferecem menos danos, pois o material tem baixo atrito com os fios.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.