Facebook

Como limpar pincel de maquiagem: passo a passo

limpar-pincel-maquiagem-capa.jpg Istockphoto/Thinkstock

Quando uma mulher está dando seus primeiros passos no mundo da maquiagem, a primeira dúvida é quais são os produtos indispensáveis na nécessaire. Depois que há maior contato com as produções, os pincéis começam a ocupar seu espaço.

Veja também:
Batom escuro: aposta da moda 2014
T
utorial de maquiagem para adolescentes
D
icas de maquiagem para esconder espinhas

Saber escolher e usar os pincéis corretamente não é tão simples quanto parece, mas quando acontece, o efeito da maquiagem é incrível. Portanto, é realmente importante saber usar um pincel. Porém, depois da coleção de paletas de sombras, tipos de pó, colorações de blush e diversos tamanhos de pincéis, aparece um problema: cerdas sujas.

Pincéis de maquiagem sujos, além de alteraram as cores dos produtos, ainda podem causar alergias. E mais: o tempo de durabilidade reduz drasticamente. Para prolongar a vida dos pincéis e continuar fazendo produções incríveis, é importante fazer uma higiene nos produtos de maquiagem com regularidade.

Como limpar pincéis de maquiagem

Diversas marcas de maquiagem disponibilizam produtos que tem a função de higienizar as cerdas e que podem salvar a vida em uma situação de sufoco. Porém, os pincéis são como os cabelos: o shampoo seco serve para situações emergenciais, mas nada substitui a boa limpeza com água e sabão.

Sintéticos

limpar-pincel-maquiagem-sintetico.jpgSepare os pincéis sintéticos. Aqueles duplos, que são feitos de fibras naturais e sintéticas, entram neste grupo.

Como as cerdas sintéticas são para a aplicação de produtos cremosos, a limpeza precisa ser mais intensa e com produtos que realmente tirem a camada de gordura formada pela maquiagem.

Ingredientes:

  • Óleo de amêndoas ou de semente de uva;
  • Detergente;

Passo a passo:

Em um pires ou na mão, pingue o dobro de detergente para a quantidade de óleo. Esfregue bem e enxague em um pote com água morna. Repita o processo até que as cerdas estejam completamente sem maquiagem.

Para finalizar, confira se os fios estão realmente sem sabão. Caso ainda tenha, enxague na torneira com água corrente.

Coloque para secar. Neste momento, é importante não colocar as cerdas para cima para que a água não escorra para a cabeça e descole os fios. A posição ideal é de cabeça para baixo, mas sem apoiar na superfície para não amassar as cerdas.

Naturais

Os pincéis com cerdas naturais devem ser limpos com mais cuidado e produtos menos agressivos, já que seus fios são como o cabelo.

Ingredientes:

  • Shampoo neutro;

Passo a passo:

limpar-pincel-natural.jpgPingue o shampoo na mão ou em um pires e esfregue. Enxague em um pote com água morna. Repita o processo quantas vezes forem precisas.

Para secar, assim como os sintéticos, deixe de cabeça para baixo, mas sem apoiar as cerdas na superfície. Uma opção é deixar o pincel suspenso, amarrado ou deitado com as cerdas para fora.

Dicas para cuidar de pincéis de maquiagem

Ao limpar um pincel de maquiagem é importante evitar que a água chegue à divisão do metal com o ferro, já que isto pode deteriorá-lo. Além disso, a posição do momento de secagem jamais pode ser com as cerdas para cima, pois a água escorre para a cabeça e descola as cerdas.

Para acelerar a secagem, faça uso do secador. A temperatura deve ser média. Direcione o vento no sentido das cerdas.

Para deixar o pincel com cara de novo, faça capinhas. Enrole uma folha de lenço de papel nas hastes e depois puxe para juntar as cerdas.

Emergência

Em casos de emergência, a limpeza com lenços demaquilantes ou papel higiênico umedecido com demaquilante caseiro podem resolver parcialmente o problema.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.