Facebook

Coentro: tempero do bem

coentro-tempero-do-bem.jpg iStockphoto/Thinkstock

Quem já foi ou é do Nordeste brasileiro sabe: coentro tem lugar garantido na cozinha, e não é a toa. Ele tem um verdadeiro “superpoder”: é o antídoto perfeito para as comidas apimentadas e ácidas (como a pimenta dedo de moça, o saudável alho e o pimentão) e não por acaso faz parte também da caliente cozinha mexicana, indiana e tailandesa.

Este tempero do bem ajuda na digestão reduzindo a formação de gases e evitando náuseas, além de agir na desintoxicação do organismo principalmente no fígado, trabalhar na redução de açúcar no sangue e colesterol ruim (LDL), enquanto aumenta o colesterol bom (HDL). Quer mais benefícios do tempero coentro

O sabor do coentro e como cozinhar

De sabor bem definido, o coentro costuma ser amor ou ódio a primeira vista. Se você é das que não suporta nem o cheiro, calma que não é preciso desistir dos seus pontos positivos para a saúde: uma boa opção é usar as sementes de coentro (vendidas normalmente em supermercados) que tem efeito um pouco mais fraco do que a erva fresca mas mantém boa parte das propriedades medicinais.

Receita com coentro

Para usar as sementes de coentro, é só dourá-las na manteiga ou em óleos vegetais como gergelim ou girassol até começarem a estourar e, em seguida, juntar os outros temperos que normalmente usa, como por exemplo cebola, alho, pimenta fresca, salsinha, cebolinha etc. Mesmo quem odeia o cheio nem vai sentir, já que as sementes não tem nada do perfume característico da planta.

coentro-tempero-do-bem-1.jpg FogStock/Thinkstock

Coentro em pó

A segunda possibilidade, mais difícil de encontrar em supermercado mas fácil de achar em mercadões e feiras, é o tempero coentro moído ou em pó, que também não tem sabor forte mas tem todas as coisas boas do vegetal.

Em qualquer uma de suas formas pode ser usado nos mais variados pratos, e não só no peixe! Experimente colocar em molhos apimentados, na finalização do arroz e do feijão; em uma receita de risoto e nos legumes.

E então meninas, vamos trazer os benefícios do coentro para dentro da nossa coleção de temperos?

coentro-tempero-do-bem-2.jpg Stockbyte/Thinkstock

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.