Facebook

Porque os homens acham as mulheres um objeto sexual

Porque-os-homens-acham-as-mulheres-um-objeto-sexual-1

A ciência agora tem uma resposta. É, é verdade: ver fotos de mulheres usando biquíni excita parte do cérebro masculino. E são estas imagens “sexy” que fortalecem a ideia de que as mulheres são objetos sexuais.

Isso porque os homens reagem de maneira específica depois de vê-las com escassas peças a tapar o corpo. A Associação Americana para o Avanço da Ciência fez uma pesquisa que conlcuiu: ao ver uma mulher em trajes mínimos é acionada a mesma parte do cérebro masculino que também é acionada quando da antecipação do uso de chaves e de ferramentas.

Ao escanear o cérebro dos inquiridos, os pesquisadores descobriram que a parte do cérebro ligada à empatia pela emoção de outras pessoas era “desligada” quando lhes eram mostradas fotografias de mulheres seminuas. A parte que se acendia é a dedicada ao uso de objetos.

Isso explica o porque do sucesso dos anunciantes que utilizam a imagem feminina desnuda para vender mais peças automotivas, fontes de encanamento e caixas de ferramentas. Nas últimas décadas posteres de mulheres quase nuas tem enfeitado as paredes de ambientes puramente masculinos, e isso, ao longo do tempo, moldou o comportamento homens x mulheres.

A descoberta ainda se estende ao fato de que se houver um poster de uma mulher em traje de banho no local de trabalho, as integrantes do sexo feminino que também trabalhem no local serão quase que automaticamente vistas apenas como objetos.

Também se descobriu que os homens ainda acham que o lugar da mulher é em casa, principalmente por causa do desejo das mulheres em dominar as situações no trabalho, o que acaba por ser um pouco contraditório, mas ainda assim, sexista.

A análise feita à região cerebral que avalia os pensamentos e intenções de outra pessoa ficou inativa quando os homens que participavam da pesquisa viam mulheres vestidas de maiô.

Os homens também lembram mais destas mulheres que daquelas totalmente vestidas. Cada imagem foi mostrada por apenas uma fração de segundo.

Os resultados da pesquisa reforçam a tese de que o comportamento humano é ditado por imagens. E de que o tratamento que o homem dá à mulher, de a considerar objeto sexual, só ocorre por conta do excesso de imagens altamente sexualizadas que se vê por ai.

Os pesquisadores orientam que, caso a mulher queira mudar esta realidade, devem “diminuir” a exposição do próprio corpo.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.