Facebook

Lanches saudáveis para escola

lanches-saudaveis-para-escola.jpg

Já falamos aqui no IMulher da importância da alimentação saudável na infância. As crianças merecem um cardápio equilibrado, nutritivo e variado. Os hábitos alimentares da criança irá definir o que ela levará de lanche pra escola, portanto, quanto menos industrializados, melhor.

Para manter o lanche do seu filho fresquinho até a hora do recreio, invista em uma boa lancheira térmica. Ela garantirá que o alimento não estrague. Então vamos às dicas de lanches saudáveis para escola.

Dicas para o lanche da escola

O que levar para beber

Levar iogurte caseiro (puro ou batido com frutas), leite, sucos naturais, água de coco ou água pura são ótimas opções para matar a sede. No caso dos sucos evite adoçar, deixe a criança conhecer o verdadeiro sabor da fruta, caso seja uma fruta mais azeda tente colocar o mínimo possível. Já conhece  os tipos de açúcar? Procure sempre utilizar o mais natural possível.

O que levar para comer

Depois de um período sem comer, a criança precisa de um lanche que reponha as necessidades de carboidratos e proteínas para garantir a atenção na aula e o pique na hora da brincadeira. Sanduíches, de preferência com pão integral e recheado com queijo, tomate, peito de frango desfiado ou atum, frutas variadas, nozes, biscoitos caseiros, bolo feito em casa, tortas, ou os alimentos que seu filho preferir.

Opções não faltam pra variar bastante e seu filho não enjoar. Para te ajudar vou colocar aqui uma receita retirada do blog Crianças na Cozinha que super incentiva a alimentação natural e saudável, o delicioso bolo de chocolate sem farinha.

Receita Bolo de chocolate sem farinha

lanches-saudaveis-para-escola-1.jpg

Ingredientes

  • 7 ovos caipira
  • 7 colheres (sopa) de cacau puro em pó
  • 5 colheres (sopa) de rapadura ralada ou melado de cana
  • 100 g de coco ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou óleo de coco ou uma mistura dos dois
  • 1 colher (sopa) cheia de fermento em pó (opcional – se você não colocar o fermento, o bolo fica mais “massudo”, muito parecido com um brownie)

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
Colocar em uma assadeira redonda baixa, untada com manteiga e/ou azeite extravirgem e/ou óleo de coco. Levar ao forno pré-aquecido por cerca de 25/30 minutos. Na hora de servir pode-se polvilhar coco ralado por cima ou um pouco de canela em pó. Pode-se também enfeitar com frutas vermelhas cozidas rapidamente.

E temos também as receitas que já ensinamos aqui e são super saudáveis: bolo integral de maçã e o muffin light de banana. As crianças com certeza vão adorar.

E ai, mamães? Gostaram das opções de lanches saudáveis para escola?

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.