Facebook

Tipos de yoga: iyengar

Tipos-de-yoga-iyengar.jpg Creatas/Thinkstock

Desenvolvido pelo indiano B. K. S. Iyengar, o tipo de yoga Iyengar é focada no alinhamento estrutural do corpo através de ásanas (posturas). Este é uma linha com todos os benefícios do yoga e que dá bastante valor a precisão dos movimentos, a sequência das posturas com pranayama (técnicas respiratórias) e do tempo correto para executar cada um deles. Saiba mais!

Tudo sobre a linha Iyengar yoga

Apoio e precisão

O Iyengar yoga se utiliza de blocos, cintos, almofadas e objetos de apoio quando o praticante ainda não consegue realizar as posturas de forma correta ou apresenta lesões e limitações físicas. A idéia é que os estudantes consigam ir evoluindo aos poucos --ao todos são mais de 200 posturas e 14 tipos de respiração.

O método, cuja proposta é “yoga para todos”, tem muito a ver com a vida de seu criador. Iyengar teve uma infância dura e passou por doenças como tuberculose e tifo, o que acabou dando ao mestre um interesse especial em fazer com que o yoga pudesse ter um veio mais terapêutico e ser adaptado a todos os tipos de corpos e pessoas, tanto esportistas como alunos sedentários ou com restrições físicas.

Tipos-de-yoga-iyengar-1.jpg Maidstone Yoga Centre/Reprodução

Saúde e disciplina

Baseado nas mesmas oito partes/práticas que o ashtanga yoga (Yama, a conduta moral; Niyama, o autoconhecimento e purificação; Asana, as posturas; Pranayama, as técnicas respiratórias; Pratyahara, o domínio dos sentidos; Dharana, a concentração; Dhyana, a meditação e Samadhi, a consciência), o Iyengar mostrou-se bastante eficiente para tratar de dores nas costas crônicas, depressão, menopausa, sintomas de insônia e pressão alta.

Uma curiosidade: Iyengar, que hoje tem 95 anos e continua ensinando e praticando, foi discípulo e aluno do também indiano T. Krishnamacharya, que foi também professor de Pattabhi Jois, criador do ashtanga yoga.

As aulas costumam ter entre 1h e 1h30 e vão seguindo uma sequência progressiva com permanência nos ásanas, isto é, você vai ficar algum tempo respirando em cada postura e entendendo como alinhar seu corpo da forma ideal na posição. Gostou? Vale a pena experimentar o Iyengar yoga!

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.